Expedição Investigativa 5º ano



Relatório:
No dia 02 de abril de 2014, nós alunos do 5º ano, realizamos a pesquisa investigativa por meio de um passeio no bairro onde está localizada a nossa escola, observando como está o meio ambiente.
Enquanto caminhávamos, observamos que em algumas ruas tem ainda bastante mato, poucas lixeiras, muitas casas, algumas novas, outras mais antigas, alguns prédios e casas comerciais. Também foi observado que existem muitos cães e gatos, além de pássaros, muitas árvores frutíferas e plantas ornamentais. Tem também muitos lotes sem casas com apenas plantações ou não.
A maioria das ruas tem calçamento ou asfalto, tem placas de sinalização, orelhões, tem uma boa movimentação de carros, transporte escolar, motos e pessoas.
Durante o passeio, entrevistamos duas moradoras do bairro, as quais já faz algum tempo que moram aqui. A primeira entrevista foi com dona Nelda, proprietária de uma pequena casa comercial chamada Mercearia Debus, localizada na rua de nosso escola.
Dona Nelda nos contou que já mora no bairro há 31 anos. Veio morar aqui no ano de 1983, quando aconteceu a enchente. Hoje, ela já está com 70 anos. Quando aqui chegou, nos disse que não havia escadaria, ruas, escola, creche, calçamento, casas, apenas haviam pequenos carreiros para poderem passar os poucos moradores que aqui começavam a construir uma nova vida. Segundo dona Nelda, ocorreram muitas mudanças e que hoje é muito bom morar aqui, pois é um lugar tranquilo.
A segunda entrevista foi feita com dona Elza, moradora há 13 anos no bairro e também residente na rua da nossa escola, mas um pouco retirado, pois não há asfalto e nem calçamento e nem casas muito próximas. Para dona Elza, não ocorreram tantas mudanças e nem destruição do meio ambiente, pois ainda se mantêm muito verde e aparecem muitos animais, os quais ela disse que gosta muito e até cuida de alguns.
Mas depois de andar por algumas ruas do bairro, observamos que ocorreram muitas mudanças, pois o lugar tem muito morro e para construir foi necessário muita mão de obra por parte das famílias que aqui vieram morar. Em alguns pontos havia lixo jogado, as bocas de lobo tampadas e lugares de difícil acesso.
Abaixo fotos da expedição: 







Comentários