Meio Ambiente e Qualidade de Vida



Nunca os temas ambientais ocuparam tanto espaço na nossa sociedade: degradações ambientais, aquecimento global, falta de saneamento básico, água em falta, coleta de lixo reciclagem, alterações climáticas, entre tantas outras, para referir-se a um só problema: a ação do homem sobre o meio ambiente está transformando nosso Planeta em um local perigoso para a vida de um modo geral.
Os índios amazônicos, em uma de tantas de suas cartas à sociedade branca, nos alertam que “Quando a última árvore cair derrubada; quando o último rio for envenenado; quando o último peixe for pescado; só então vocês se darão conta de que dinheiro é coisa que não se come.” Está mais do que na hora desta sabedoria ser resgatada, para que possa ser devidamente respeitada, compreendida e apreendida.
 Diante disso, as escolas da rede municipal de Ouro decidiram desenvolver um projeto no 2º semestre com foco no meio ambiente e qualidade de vida para poder aprofundar conceitos e expressões que têm se feito presente na vida dos alunos através da televisão, jornais, filmes e locais por onde circulam. O objetivo é fazer a relação sempre necessária do saber desenvolvido na escola com a realidade buscando tratar da questão do meio ambiente no entorno da escola, em seus diversos aspectos, indo do local ao global dentro do mesmo tema, e assim alfabetizar na perspectiva do letramento.
Diversas ações estão programadas nas escolas, como: coleta seletiva, plantio de árvores e flores, palestras, reciclagem de papel, organização de hortas, construção de composteira. O propósito de todas elas é envolver os alunos ativamente nas discussões, porque a melhor ferramenta para a preservação do  ambiente em que vivemos e da  própria vida do homem no planeta é o conhecimento.  Só assim nossos alunos poderão tomar uma posição sobre as questões relacionadas ao meio ambiente e então agir como cidadãos para mudarem ou julgarem o que está errado.

Anadir Haupt- Professora Orientadora Pedagógica




Comentários