Provinha Brasil 2014



           
           No início do mês de maio foi aplicado para os alunos da rede municipal de Ouro que estão cursando 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais a Provinha Brasil – teste um (1). Realizaram a Provinha Brasil 2014 no município de Ouro 64 alunos.
A Provinha Brasil é uma avaliação que tem por objetivo, avaliar a qualidade da alfabetização e do ensino, bem como o letramento dos alunos da rede pública de ensino, mais especificamente, alunos do 2º ano do ensino fundamental. A mesma foi desenvolvida pelo Ministério da Educação e tem sua portaria normativa nº 10 de 24 de abril de 2007 e a mesma faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Segundo esse plano, ficou estabelecido que todas as crianças com oito anos de idade deveriam saber ler e escrever para isso, criou-se esse instrumento de avaliação pedagógica.
 A Provinha Brasil também oferece aos professores e aos gestores da escola um diagnóstico sobre todo esse processo de alfabetização da turma e de cada aluno da escola. Como o ciclo tem em seu calendário duas avaliações no ano, sendo que uma deve acontecer no começo do ano letivo e a outra no final, permite de tal modo o desenvolvimento de ações para corrigir e garantir um aprendizado melhor e mais eficaz aos alunos da rede pública de ensino.
A Provinha Brasil é elaborada pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e é de responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sua distribuição.
As respostas dos alunos podem ser interpretadas estabelecendo-se uma relação entre o número ou a média de acertos de um ou mais alunos e sua correspondência com os níveis de desempenho descritos para a Provinha Brasil de leitura e de Matemática. Desta forma, quando consegue responder corretamente a um quantitativo de questões do teste, o aluno demonstra ter desenvolvido determinadas habilidades.
Neste teste um (1) da Provinha Brasil de 2014, são adotados os seguintes números de acertos para identificar os níveis de desempenho dos alunos:
Teste 1 - 2014
Nível 1 – até 05 acertos
      Nível 2 – de 06 a 10 acertos
      Nível 3 – de 11 a 15 acertos
       Nível 4 – de 16 a 17 acertos
      Nível 5 – de 18 a 20 acertos

Na avaliação de Matemática, trinta e quatro alunos estão no nível 5 (18 a 20 acertos). Isto significa que estes alunos avançaram expressivamente no processo de alfabetização matemática. Sendo que nove alunos gabaritaram nesta avaliação. Além das habilidades dos outros quatro níveis, demonstram também: resolver problemas de subtração que envolvam a ideia de comparar com quantidades menores que 10; resolver problemas de divisão que envolvam a ideia de repartir por números maiores do que 2; resolver problemas de divisão que envolvam a ideia de quantas vezes uma quantidade cabe na outra; determinar o dobro de uma quantidade; ler horas em um relógio digital e analógico; comparar e ordenar dimensões de comprimento e espessura para identificar medida intermediária.
Vinte e um alunos estão no nível 4 ( 14 a 17 acertos). Estes alunos além de já terem consolidado as habilidades dos níveis anteriores, geralmente já podem resolver problemas de subtração que demandem a ação de completar com apoio de imagem; resolver problemas de multiplicação que envolvam a ideia de adição de parcelas iguais sem apoio de imagem; resolver problemas de divisão que demandem a ação de repartir por dois; determinar a metade de uma quantidade; comparar quantidades de objetos iguais ou diferentes em disposições variadas para identificar valor intermediário, bem como elementos presentes em mesma quantidade; identificar medidas de tempo: hora, dia, semana, mês, ano; realizar trocas monetárias para representar um mesmo valor; identificar em gráfico informação associada a uma frequência lida pelo aplicador.
Oito alunos estão no nível 3 (9 a 13 acertos). Estes além de já terem consolidado as habilidades dos níveis anteriores, geralmente já podem: reconhecer números maiores do que 20 lidos pelo aplicador; realizar contagem de até 20 objetos iguais ou diferentes; completar o número que falta em uma sequência numérica ordenada em ordem crescente ou decrescente, de números maiores do que 10; resolver problemas de adição que demandam ação de juntar ou acrescentar com total maior do que 10; resolver problemas de subtração que demandam ação de retirar com números até 20; resolver problemas de subtração que demandam ação de completar com apoio de imagem; resolver problemas de multiplicação que envolvam a ideia de adição de parcelas iguais com o apoio de imagem; comparar quantidades de objetos iguais ou diferentes em disposições variadas para identificar maior ou menor quantidade; reconhecer nome de figuras geométricas planas apresentadas na composição de um desenho; comparar e ordenar dimensões de comprimento e espessura, identificando o mais curto, o mais comprido ou aqueles de igual comprimento; compor valores monetários para obter determinada quantia; identificar medidas de tempo: dias da semana; identificar informações associada ao maior/ menor valor em uma tabela simples; identificar informação associada a menor coluna de um gráfico; identificar em tabelas com mais de duas colunas uma informação lida pelo aplicador.
Um aluno no nível 2 (de 6 a 8 acertos). Geralmente além de já terem consolidado as habilidades do nível anterior já podem realizar contagem de até 10 objetos iguais em disposição variadas; reconhecer menores que 20 lidos pelo aplicador; completar o número que falta em uma sequência numérica ordenada até 10; resolver problemas de adição que demandam  ação de juntar ou acrescentar com total menor que 10; reconhecer figura geométrica plana em posição padrão a partir de seu nome; identificar a maior quantia entre cédulas do sistema monetário; identificar informações associadas à maior coluna de um gráfico, quando solicitado por meio de termos menos diretos, como preferido, campeão; identificar informações apresentadas em tabelas com duas colunas 
Na Provinha Brasil de Língua Portuguesa - Leitura dos 64 alunos que realizaram a avaliação dezesseis alunos estão no nível 5 (18 a 20 acertos). Um aluno gabaritou nesta prova. Os alunos que atingiram este nível já avançaram expressivamente no processo de alfabetização e letramento inicial. Para além das habilidades dos outros quatro níveis demonstram reconhecer o assunto de um texto longo com base no título, a partir da leitura individual; reconhecer o assunto de textos médios por meio de inferências com forte base no conteúdo informacional, a partir de leitura individual; inferir informação não trivial em textos médios com base em leitura individual ou com apoio de leitura pelo aplicador; reconhecer a finalidade de um texto de construção complexa lido silenciosamente com o apoio de leitura pelo aplicador; reconhecer a finalidade de um texto de construção complexa lido silenciosamente com o apoio de suporte.
 Vinte e quatro alunos estão no nível 4 ( 16 a 17 acertos). Alunos que se encontram no nível quatro, além de já terem consolidado as habilidades dos níveis anteriores já podem: identificar informação explicita em textos curtos ou médios, com o apoio da leitura pelo aplicador ou como base em leitura individual; reconhecer a finalidade de um texto a partir de leitura individual, sem o apoio das características gráficas do gênero ou explorando seu conteúdo informacional; reconhecer o assunto de textos curtos e médios lidos individualmente sem o apoio das características gráficas do gênero; inferir informações não triviais em textos curtos por meio de leitura individual e apoio nas características ao gênero; relacionar nome a seu referente anterior em textos curtos e médios.
 Vinte e um alunos estão no nível 3 (11 a 15 acertos). Os alunos que se encontram neste nível, além de já terem consolidado as habilidades dos níveis anteriores geralmente já podem: identificar o número de sílabas de uma palavra; ler frases de sintaxe simples com apoio de imagens ou ditadas pelo aplicador; identificar informação explicita de fácil localização em textos curtos com o apoio da leitura pelo aplicador ou por meio de leitura individual; inferir informações em textos curtos, de gêneros usuais, por meio de leitura individual ou com o auxílio da leitura pelo aplicador; reconhecer a finalidade de textos de gêneros usuais (receita, bilhete, curiosidades, cartaz) com base nas características gráficas destes e leitura individual.
Três alunos estão no nível 2 ( de 6 a 8 acertos). Estes alunos, além de já terem consolidado as habilidades do nível anterior, geralmente já podem: reconhecer palavras de formação silábica canônica escritas de diferentes formas; estabelecer relação entre grafemas e fonemas, identificando, por exemplo, a letra ou a sílaba inicial de uma palavra; ler palavras formadas por sílabas canônicas e não canônicas.
Para finalizar é importante ressaltar que por meio da análise dos resultados da avaliação o professor poderá desenvolver os principais mecanismos com os quais controlará, com autonomia, seu processo de trabalho. Ele terá uma referência segura para elaborar seu planejamento pedagógico e estabelecer metas a serem atingidas, selecionar e criar atividades pertinentes aos níveis de conhecimento dos alunos e estabelecer formas de trabalho adequadas para turmas heterogêneas.

Anadir Haupt
Professora Orientadora Pedagógica

Comentários