Projeto Sustentar


Uma dos grandes temas atuais sem dúvida é o meio ambiente e como as instituições podem aproveitar esse tema no dia a dia escolar como também dos recursos humanos, colaboradores e pessoas que nelas atuam e que podem agir de modo prático e eficiente para a produção e aproveitamento dos resíduos de alimentos produzidos pelos seres humanos.
Como se sabe um dos maiores problemas ambientais dos nossos dias é a enorme quantidade de lixo que todos nós produzimos. A compostagem é um processo que permite, não só reduzir a quantidade de resíduos que de outra forma seriam depositados em um aterro sanitário, mas também produzir composto que poderá ser utilizado como adubo.
Neste sentido, ações cotidianas mesmo em escalas reduzidas passam a ter a mesma importância significativa que os grandes projetos de gestão, principalmente por seus aspectos pedagógicos e educativos, capazes de gerarem consciências, ações, atitudes e capacidades que motivem, estimulem e fortaleçam a construção de um presente/futuro sustentável.
Os espaços escolares são privilegiados neste aspecto: compostos de diversos segmentos interligados por interesses comuns relacionados com a educação de qualidade, integrada e útil ao cotidiano dos alunos, professores, pais, agentes educacionais e outros componentes das comunidades escolares. Certamente ações educativas relacionadas à sustentabilidade têm grande potencial de estímulo à cidadania, assim como uma contribuição importante ao desenvolvimento de práticas sustentáveis e ecologicamente corretas.
Em Parceria com a Sicredi Norte RS/SC e através da consolidação do programa “A União Faz a Vida” a Escola Municipal Professor Guerino Riquetti está desenvolvendo com os alunos do 1º ao 5º ano e com o apoio dos pais, a criação de uma composteira e uma horta, que tem como objetivo principal ações sócio educativas, trabalhando a interdisciplinaridade e despertando o interesse sobre a alimentação saudável e o correto destino do que sobra dos alimentos.















Comentários