ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR GUERINO RIQUETTI PARTICIPA DO PROJETO “JEITO CATARINENSE DE SER”



Jeito Catarinense é a maior campanha social e educativa do Estado. O objetivo é motivar a sociedade a tomar atitudes que visem o bem coletivo no dia a dia, estimulando ações positivas e desencorajando ações negativas. A inspiração veio de uma iniciativa da Prefeitura de Bogotá (Colômbia), que conseguiu reverter o índice de violência e desequilíbrio social com ações semelhantes.

Com a intenção de esclarecer as atitudes corretas, a campanha propõe o uso de cartilha e cartões para traduzir o nosso jeito de fazer as coisas. “Diante da crise moral e ética de hoje, com as pessoas conformadas com a falta de respeito e com a corrupção presentes no nosso dia a dia, a falência dos valores não pode ser generalizada. Precisamos valorizar as formas corretas de pensar e de agir, que é o jeito catarinense, o jeito certo de fazer as coisas”, destacou o presidente da ACAERT.
Os cartões serão utilizados para demonstrar indignação com ações negativas (cartão vermelho) ou reconhecimento para as ações positivas (cartão verde), indicando o jeito certo de fazer as coisas. Vermelho para quem fura a fila joga lixo no chão, estaciona em vaga de idoso e briga no trânsito. Verde para quem cede o assento para grávidas no ônibus, faz reciclagem dos resíduos e respeita a faixa de pedestre.
As turmas do 3º e 5º ano da E.M. P. Guerino Riquetti adotaram a ideia e juntos construíram também o JEITO GUERINO DE SER. Com esse projeto as professoras pretendem diminuir atitudes negativas e reforçar as atitudes positivas para uma sociedade com pessoas com mais respeito e educação.













Comentários