No início do mês de maio foi aplicado para os
alunos da rede municipal de Ouro que estão cursando 2º ano do Ensino
Fundamental Anos Iniciais a Provinha Brasil – teste um (1). Realizaram a Provinha Brasil 2014 no
município de Ouro 64 alunos.
A Provinha Brasil é uma avaliação que tem por
objetivo, avaliar a qualidade da alfabetização e do ensino, bem como o
letramento dos alunos da rede pública de ensino, mais especificamente, alunos
do 2º ano do ensino fundamental. A mesma foi desenvolvida pelo Ministério da
Educação e tem sua portaria normativa nº 10 de 24 de abril de 2007 e a mesma
faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Segundo esse plano,
ficou estabelecido que todas as crianças com oito anos de idade deveriam saber
ler e escrever para isso, criou-se esse instrumento de avaliação pedagógica.
A Provinha Brasil também oferece aos
professores e aos gestores da escola um diagnóstico sobre todo esse processo de
alfabetização da turma e de cada aluno da escola. Como o ciclo tem em seu
calendário duas avaliações no ano, sendo que uma deve acontecer no começo do
ano letivo e a outra no final, permite de tal modo o desenvolvimento de ações
para corrigir e garantir um aprendizado melhor e mais eficaz aos alunos da rede
pública de ensino.
A
Provinha Brasil é elaborada pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e é de responsabilidade do Fundo Nacional
de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sua distribuição.
As
respostas dos alunos podem ser interpretadas estabelecendo-se uma relação entre
o número ou a média de acertos de um ou mais alunos e sua correspondência com
os níveis de desempenho descritos para a Provinha Brasil de leitura e de
Matemática. Desta forma, quando consegue responder corretamente a um
quantitativo de questões do teste, o aluno demonstra ter desenvolvido
determinadas habilidades.
Neste
teste um (1) da Provinha Brasil de 2014, são adotados os seguintes números de
acertos para identificar os níveis de desempenho dos alunos:
Teste 1 - 2014
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Nível
1 – até 05 acertos
Nível 2 – de 06 a 10 acertos
Nível 3 – de 11 a 15 acertos
Nível 4 – de 16 a 17 acertos
Nível 5 – de 18 a 20 acertos
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Na avaliação de
Matemática, trinta e quatro alunos estão no nível 5 (18 a 20 acertos).
Isto significa que estes alunos avançaram expressivamente no processo de
alfabetização matemática. Sendo que nove alunos gabaritaram nesta avaliação.
Além das habilidades dos outros quatro níveis, demonstram também: resolver
problemas de subtração que envolvam a ideia de comparar com quantidades menores
que 10; resolver problemas de divisão que envolvam a ideia de repartir por
números maiores do que 2; resolver problemas de divisão que envolvam a ideia de
quantas vezes uma quantidade cabe na outra; determinar o dobro de uma
quantidade; ler horas em um relógio digital e analógico; comparar e ordenar
dimensões de comprimento e espessura para identificar medida intermediária.
Vinte e um alunos estão no nível 4 ( 14 a 17 acertos). Estes alunos além de
já terem consolidado as habilidades dos níveis anteriores, geralmente já podem
resolver problemas de subtração que demandem a ação de completar com apoio de
imagem; resolver problemas de multiplicação que envolvam a ideia de adição de
parcelas iguais sem apoio de imagem; resolver problemas de divisão que demandem
a ação de repartir por dois; determinar a metade de uma quantidade; comparar
quantidades de objetos iguais ou diferentes em disposições variadas para
identificar valor intermediário, bem como elementos presentes em mesma
quantidade; identificar medidas de tempo: hora, dia, semana, mês, ano; realizar
trocas monetárias para representar um mesmo valor; identificar em gráfico
informação associada a uma frequência lida pelo aplicador.
Oito alunos estão no nível 3 (9 a 13 acertos). Estes além de já terem
consolidado as habilidades dos níveis anteriores, geralmente já podem:
reconhecer números maiores do que 20 lidos pelo aplicador; realizar contagem de
até 20 objetos iguais ou diferentes; completar o número que falta em uma
sequência numérica ordenada em ordem crescente ou decrescente, de números
maiores do que 10; resolver problemas de adição que demandam ação de juntar ou
acrescentar com total maior do que 10; resolver problemas de subtração que
demandam ação de retirar com números até 20; resolver problemas de subtração
que demandam ação de completar com apoio de imagem; resolver problemas de
multiplicação que envolvam a ideia de adição de parcelas iguais com o apoio de
imagem; comparar quantidades de objetos iguais ou diferentes em disposições
variadas para identificar maior ou menor quantidade; reconhecer nome de figuras
geométricas planas apresentadas na composição de um desenho; comparar e ordenar
dimensões de comprimento e espessura, identificando o mais curto, o mais
comprido ou aqueles de igual comprimento; compor valores monetários para obter
determinada quantia; identificar medidas de tempo: dias da semana; identificar
informações associada ao maior/ menor valor em uma tabela simples; identificar
informação associada a menor coluna de um gráfico; identificar em tabelas com
mais de duas colunas uma informação lida pelo aplicador.
Um aluno no nível 2 (de 6 a 8 acertos). Geralmente além de já
terem consolidado as habilidades do nível anterior já podem realizar contagem
de até 10 objetos iguais em disposição variadas; reconhecer menores que 20
lidos pelo aplicador; completar o número que falta em uma sequência numérica
ordenada até 10; resolver problemas de adição que demandam ação de juntar ou acrescentar com total menor
que 10; reconhecer figura geométrica plana em posição padrão a partir de seu
nome; identificar a maior quantia entre cédulas do sistema monetário;
identificar informações associadas à maior coluna de um gráfico, quando
solicitado por meio de termos menos diretos, como preferido, campeão;
identificar informações apresentadas em tabelas com duas colunas
Na Provinha Brasil de
Língua Portuguesa - Leitura dos 64 alunos que realizaram a avaliação dezesseis
alunos estão no nível 5 (18 a 20 acertos). Um aluno gabaritou nesta
prova. Os alunos que atingiram este nível já avançaram expressivamente no
processo de alfabetização e letramento inicial. Para além das habilidades dos
outros quatro níveis demonstram reconhecer o assunto de um texto longo com base
no título, a partir da leitura individual; reconhecer o assunto de textos
médios por meio de inferências com forte base no conteúdo informacional, a
partir de leitura individual; inferir informação não trivial em textos médios
com base em leitura individual ou com apoio de leitura pelo aplicador;
reconhecer a finalidade de um texto de construção complexa lido silenciosamente
com o apoio de leitura pelo aplicador; reconhecer a finalidade de um texto de
construção complexa lido silenciosamente com o apoio de suporte.
Vinte e quatro alunos estão no nível 4 ( 16
a 17 acertos). Alunos que se encontram no nível quatro, além de já terem
consolidado as habilidades dos níveis anteriores já podem: identificar
informação explicita em textos curtos ou médios, com o apoio da leitura pelo
aplicador ou como base em leitura individual; reconhecer a finalidade de um
texto a partir de leitura individual, sem o apoio das características gráficas
do gênero ou explorando seu conteúdo informacional; reconhecer o assunto de
textos curtos e médios lidos individualmente sem o apoio das características
gráficas do gênero; inferir informações não triviais em textos curtos por meio
de leitura individual e apoio nas características ao gênero; relacionar nome a
seu referente anterior em textos curtos e médios.
Vinte e um
alunos estão no nível 3 (11 a 15 acertos). Os alunos que se encontram neste nível, além
de já terem consolidado as habilidades dos níveis anteriores geralmente já
podem: identificar o número de sílabas de uma palavra; ler frases de sintaxe
simples com apoio de imagens ou ditadas pelo aplicador; identificar informação
explicita de fácil localização em textos curtos com o apoio da leitura pelo
aplicador ou por meio de leitura individual; inferir informações em textos
curtos, de gêneros usuais, por meio de leitura individual ou com o auxílio da
leitura pelo aplicador; reconhecer a finalidade de textos de gêneros usuais
(receita, bilhete, curiosidades, cartaz) com base nas características gráficas
destes e leitura individual.
Três alunos estão no nível 2 ( de 6 a 8 acertos). Estes alunos, além de
já terem consolidado as habilidades do nível anterior, geralmente já podem:
reconhecer palavras de formação silábica canônica escritas de diferentes
formas; estabelecer relação entre grafemas e fonemas, identificando, por
exemplo, a letra ou a sílaba inicial de uma palavra; ler palavras formadas por
sílabas canônicas e não canônicas.
Para finalizar é
importante ressaltar que por meio da análise dos resultados da avaliação o
professor poderá desenvolver os principais mecanismos com os quais controlará,
com autonomia, seu processo de trabalho. Ele terá uma referência segura para
elaborar seu planejamento pedagógico e estabelecer metas a serem atingidas,
selecionar e criar atividades pertinentes aos níveis de conhecimento dos alunos
e estabelecer formas de trabalho adequadas para turmas heterogêneas.
Anadir
Haupt
Professora
Orientadora Pedagógica
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